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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CLASSIFICANDO O KIT MCEBYTE




Esta atividade consiste em comparar os planos de classificação de MADRI e a MEF (proposta pelo autor Carlos Guardado). Para as duas classificações foram utilizados o KIT MCBYTE. 







MEF


Macroestrutura Funcional - MEF
(classes de 1.º e 2.º níveis)

Produto ofertado e Folder
150.20 PLANEAMENTO, AVALIAÇÃO E MELHORIA DE SERVIÇOS

Ficha Funcional
250.20 GESTÃO DE RELAÇÕES INDIVIDUAIS DE TRABALHO

Tabela de preços
350 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Notas fiscais
350.30 GESTÃO DE TESOURARIA


Cuadro de Clasificación de Fondos de Archivos Municipales
(Estrutura de Classes)

Folder – Propaganda
01.00.00 GOBIERNO (SC)
01.02.03 Comunicación e Imagen [MEF 900 DINAMIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL/ 900.20 EX-ECUÇÃO DE ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL]

Ficha Funcional
02.00.00 ADMINISTRACIÓN (SC)
02.08.06 Formación [MEF 750.20 GESTÃO FORMATIVA E CURRICULAR]

Tabela de preços / Notas fiscais / Pedido
04.00.00 HACIENDA (SC)
04.02.00 INTERVENCIÓN [MEF 350 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA]
04.04.00 TESORERÍA [MEF 350.30 GESTÃO DE TESOURARIA]




MADRI 


 

Através do mecanismo interoperabilidade, a Macroestrutura Funcional - MEF propõe um sistema que seja capaz de gerir eficientemente a informação produzidas pelos diversos órgãos. Para isso, os responsáveis pela criação deste novo conceito atribuiu a classificação por função como o critério mais estável, já que desse modo pode ser mantido o caráter orgânico do conjunto documental e o princípio de respeito aos fundos.

A MEF estabeleceu para a administração pública um esquema classificativo em dois níveis, função e subfunção, respectivamente. Após a identificação dos processos de negócios, a estrutura classificativa hierárquica foi atribuída a três níveis, aonde: o 1º e 2º níveis representam as funções e subfunções da administração pública (MEF), e o 3º nível os processos de negócio (Plano de Classificação).

Por outro lado, o Plano de Classificação de Madri dispõe de uma classificação que impede a aplicação da interoperabilidade, visto que aquela é baseada por função, órgãos e assuntos, dando margens a escolha de um plano que melhor se enquadra a instituição. O Plano de Classificação de Madri é hierárquico, multinível, e a descrição conjuga com o código e a classe.

Por fim, através dessa síntese, percebe-se que cada ideia e cada nova sugestão são especificamente elaboradas a fim de encontrar uma forma clara e objetiva de classificar os documentos, visto que essa tarefa é subjetiva, intelectual e demanda dos arquivistas criar um plano de classificação eficiente capaz de não deixar margens a dupla interpretação e recuperação da informação.


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